Gente de cá e de lá – Episódio 5 – José Luis Carneiro (I)

Gente de Lá e de Cá na mesa do Cícero
Gente de Lá e de Cá na mesa do Cícero
Gente de cá e de lá – Episódio 5 – José Luis Carneiro (I)
A carregar
/

O ministro luso da Administração interna, José Luis Carneiro, foi o convidado do Gente de Cá e de Lá na mesa do Cícero onde, acompanhando o seu amor por Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, concedeu a tradicional entrevista a esta coluna da Folha.

José Luis, ex-autarca do municipio portuense de Baião, sede da fundação Eça de Queiroz é um homem de trato fácil, sorriso franco, gostos simples e grande bagagem cultural. Antes de estar ministro— em uma das áreas mais importantes da governação— foi Secretário de Estado das Comunidades onde conheceu profundamente a diáspora lusa, uma das mais importantes do planeta: 5.7 milhões de portugueses e luso-descendentse morando no estrangeiro quendo em Portugal vivem “apenas” 9,58 milhões.

Com quantos países se faz uma língua? Na semana em que Portugal inova, criando um mecanismo de autorização da residência automática para falantes de uma mesma língua, falámos, na icônica mesa do Cícero, com o personagem central de quem todos falam: José Luis Carneiro, ministro da Administração Interna. Ele foi secretário de Estado das Comunidades Europeias e talvez por isso consiga tratar da imigração que o país recebe muito melhor, porque conhece bem toda a diáspora portuguesa.

Não acha que deveria ser obrigatório, para ser ministro da Administração Interna, ter visto primeiro como vivem os 5.3 milhões de portugueses ou descendentes?”


Comentários

Comente

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.