Gente de cá e de lá – Episódio 3 – Isabel Lucas

Gente de Lá e de Cá na mesa do Cícero
Gente de Lá e de Cá na mesa do Cícero
Gente de cá e de lá – Episódio 3 – Isabel Lucas
Loading
/

Em 2011, o dicionário Houaiss listava 400 mil palavras na língua portuguesa, mas, segundo Ieda Maria Alves, linguista brasileira conhecida por suas pesquisas sobre neologia, lexicologia, lexicografia e terminologia, o número de vocábulos que realmente existem é ainda maior e, levadas em consideração as palavras técnicas e científicas, devem existir cerca de 600 mil palavras na língua de Camões.

Com o advento da literatura indígena e o aportuguesamento de muitas palavras, o número engrossa ainda mais. Se no fim juntarmos aquelas que a tecnologia cunha diariamente, a língua não tem fim. Essa língua sem fronteiras e sem tempo foi uma das âncoras da conversa que a coluna teve com a escritora e jornalista Isabel Lucas, recente curadora da presença de Portugal na Bienal do Livro de São Paulo.

A primeira mulher das conversas Gente de cá de lá na mesa do Cícero encontrou nessa diversidade linguística algumas das rotas que a ajudaram a escrever “Viagem ao País do Futuro”, que, como o próprio nome define, é o Brasil.


Comentários

Comente

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.