A greve das tecelãs

A escolha do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher tem origem em um evento histórico que ocorreu nessa data em 1908, quando mulheres trabalhadoras realizaram uma grande manifestação em Nova York, nos Estados Unidos. Essa manifestação, que ficou conhecida como a “Greve das Tecelãs” ou “Greve das Mulheres do Vestuário”, reuniu cerca de 15 mil mulheres que protestavam por melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e pelo direito de voto.

A manifestação foi organizada pelo Partido Socialista da América e pelo Sindicato Internacional das Trabalhadoras de Vestuário.

As mulheres marcharam pelas ruas de Nova York com faixas e cartazes, exigindo direitos e melhores condições de trabalho. A greve durou vários dias e terminou com a vitória das trabalhadoras, que conseguiram algumas melhorias em suas condições de trabalho.

Desde então, a data de 8 de março passou a ser lembrada como um dia de luta pelos direitos das mulheres. Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, a ideia de instituir o Dia Internacional da Mulher foi proposta e aprovada. A data escolhida foi o dia 8 de março, em homenagem às mulheres que haviam realizado a greve em Nova York.


Comentários

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

o homem de lá e de cá ®

Subscrever