Jorge Amado ainda explica o Brasil?

A foto é de 21 de Marco de 2018. Equinócio de outono nos trópicos e sempre de primavera no meu coração.

No meio dos dois estou eu. Jorge e Zélia alma de bronze, José Diogo de carne e osso.

No dia 21 de Dezembro, a APBRA teve a honra de realizar em conjunto com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC e em colaboração com a Folha de S. Paulo mais uma mesa resposta às perguntas formuladas pelo projeto Perguntas sobre o Brasil.

O Brasil ainda se vê nos livros de Jorge Amado?!

Entre fusos horários dos dois lados do atlântico e uma hora e meia de pura partilha, este evento aconteceu, ao vivo, nas plataformas de YouTube de cada um dos organizadores.

A foto que saiu do olhar do Ricardo Oliveira Duarte hoje ganhou forma no projeto que saltou dos 200 livros que escolhemos para celebrar os 200 anos de independência do Brasil.

Josélia de Aguiar, autora de uma grande biografia de Jorge Amado, verte conhecimento sobre o autor e contextualiza a obra sobre vários prismas.

Luiz Antônio Simas olha para o escritor sobre uma perspectiva histórica. Pondo o ouvinte a contemplar o legado de Jorge Amado como uma necessidade para o futuro das comunidades de língua portuguesa. Presenteando, ainda, os participantes com citações e até momentos musicais.

A conversa em si é uma verdadeira delícia, pedindo eu, a todos os leitores, que ouçam os primeiros quinze minutos e que depois me falem se conseguiram resistir a não ouvir o resto.


Discover more from José Manuel Diogo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Comentários

Um comentário a “Jorge Amado ainda explica o Brasil?”

  1. […] Zé vive a vida como se fosse um guião e pensa cinematograficamente. Ele não diz, ele filma. É sempre uma delícia vê-lo olhar as mesmas coisas que nós como se estivessem já no ecrã. Assombrados, Zé – disse-me ele, e a RTP já assinou contrato, só falta o ICA. Quero […]

Tem opinião sobre isto?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

o homem de lá e de cá ®