Gente de cá e de lá – Episódio 2 – Gilmar Mendes (I)

Gente de Lá e de Cá na mesa do Cícero
Gente de Lá e de Cá na mesa do Cícero
Gente de cá e de lá – Episódio 2 – Gilmar Mendes (I)
A carregar
/

Podcast – Gente de lá e de cá na mesa do Cícero – Gilmar Mendes (primeira parte)

Sentado na mesa do restaurante Cícero Bistrô em Lisboa, próximo ao seu bairro preferido da capital Portuguesa, o Príncipe Real, o ministro decano do STF Gilmar Mendes raramente tira os olhos do celular. Mesmo longe fisicamente está sempre ligado ao “seu” Brasil.

Olhando notícias, enviando e recebendo mensagens, interagindo com os protagonistas da cena política atual— as tensões institucionais entre o governo e as forças armadas estão deixando Brasília ao rubro — nem assim o ministro perde uma vírgula da conversa que nos junta à mesa.

Depois do evento antidemocrático de 8 de janeiro em que o ataque ao STF o fez chorar em direto na TV, ele nos transmite uma visão desapaixonada e simples sobre o sucedido, falando da relação entre os poderes e dos desafios que hoje esperam o Brasil e questiona mesmo se é prudente para a democracia o mundo confiar tanto na globalização.

Gilmar Mendes já foi tudo o que um jurista pode ser. A favor e contra. Duas vezes presidente do Supremo Tribunal Federal (2008 e 2011) e seu atual decano, o ministro que o presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu em 2002, é, vinte anos depois, uma figura central da sociedade brasileira. Auto-declarado “santista roxo” é um professor universitário que nunca resistiu à política.

Esta é a primeira parte da segunda conversa à mesa do Cícero onde, personalidades incontornáveis “de lá e de cá”, debatem, nesta coluna, ideias, argumentos e antecipam as tendências do futuro tendo por base o potencial existente nas relações do Brasil com Portugal, a Europa e o mundo.

LER MAIS NA FOLHA S. PAULO


Discover more from José Manuel Diogo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Comentários

Tem opinião sobre isto?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.