Uma beleza sem fim

Histórias de lá e de cá

A Senhora do Bonfim é uma imagem religiosa venerada na cidade de Salvador, na Bahia, Brasil. Ela é considerada a padroeira da cidade e é objeto de uma grande devoção popular, especialmente durante a Festa do Senhor do Bonfim, que acontece anualmente em janeiro. A festa é caracterizada por procissões, missas, danças e muitas outras celebrações religiosas.

A Senhora do Bonfim tem uma forte relação com o candomblé, uma religião afro-brasileira que tem raízes na África e é praticada principalmente na Bahia. A imagem da Senhora do Bonfim é frequentemente associada com a orixá Iemanjá, uma divindade africana de água doce e mar que é considerada a mãe dos orixás e a protetora dos homens e dos seus filhos.



A relação entre a Senhora do Bonfim e o candomblé é um exemplo da sincretismo religioso que ocorreu no Brasil durante o período colonial. Com a chegada dos escravos africanos, as crenças religiosas tradicionais dos africanos foram incorporadas às crenças religiosas dos colonizadores portugueses, resultando na fusão de elementos de diferentes religiões.

Hoje, a Senhora do Bonfim continua a ser um importante símbolo de fé e devoção para muitas pessoas em Salvador e na Bahia, e a sua relação com o candomblé é uma parte importante da cultura e história da região.


Comentários

Comente

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Conecte-se com uma comunidade que celebra as profundas relações entre Portugal e Brasil.

+

Explore temas cativantes que destacam a rica história e as colaborações bilaterais entre os dois países.

Eventos que realçam a parceria excepcional entre Portugal e Brasil.

Histórias de sucesso e lições aprendidas no mundo empresarial

Trechos exclusivos dos artigos publicados na Folha de S. Paulo

Conteúdos literários, poemas, prosas e pequenas ficções

Recomendações de livros, histórias de escritores e a magia de outros mundos

+

Continuar a ler