Porquê um Galo em Barcelos?

Histórias de lá e de cá

O Galo de Barcelos é uma figura tradicional portuguesa que simboliza  honestidade,  coragem e  justiça

O galo de Barcelos é um dos símbolos mais populares do folclore português e também é muito conhecido no Brasil. A história conta que um galo de Barcelos foi julgado injustamente e, mesmo assim, ainda cantou de alegria. O galo de Barcelos é usado como um símbolo de sorte, justiça e liberdade, e é usado como uma forma de homenagear a cultura portuguesa no Brasil.

Ele é conhecido por todo o mundo como símbolo da cultura portuguesa e é muito popular entre os turistas que visitam Portugal. A história do Galo de Barcelos começa na cidade de Barcelos, no norte de Portugal, onde ele é conhecido como o “Galo de Barcelos da Fé”. 

A história conta que um galo foi acusado de roubar um ovo de uma das casas da cidade. O galo foi levado à justiça, mas ele se recusou a se confessar culpado, mesmo depois de ser condenado à morte. 

O galo foi pendurado, mas depois de sua morte, o ovo roubado foi encontrado na casa do verdadeiro ladrão. A partir daí, o galo passou a ser visto como símbolo de inocência e justiça.

O Galo de Barcelos é geralmente feito de cerâmica ou barro, e é decorado com muitos detalhes coloridos, incluindo a sua cauda longa e espinhosa, as suas asas largas e a sua cabeça erguida. 

Ele é frequentemente pintado de vermelho, mas também pode ser encontrado em outras cores, sendo normalmente usado como objeto decorativo, mas também como um porta-chaves ou um alto relevo pendurado na parede.

O Galo de Barcelos é uma parte importante da cultura portuguesa e é muito popular entre os turistas que visitam Portugal. 

Ele é encontrado em muitas lojas de souvenirs e é uma ótima lembrança para levar para casa. Simultaneamente é usado como símbolo da cidade de Barcelos, no distrito de Braga em Portugal  e é frequentemente visto em bandeiras, adesivos e outros objetos decorativos.


Comentários

Comente

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

o homem de lá e de cá ®