Arquivo: Episode

  • Literatura faz cidadania em Paracatu

    Literatura faz cidadania em Paracatu

    O Fliparacatu, um festival literário em Paracatu, Brasil, destaca o poder da literatura na transformação social e econômica de uma cidade, atraindo visitantes e criando oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que celebra a diversidade cultural. Depois do Fli, nada em Paracatu será igual.

  • Um jogo das Arábias

    Um jogo das Arábias

    Agora foi Neymar Jr. A estratégia da Arábia Saudita para o futebol levanta sérias preocupações. Enquanto alguns constroem um sistema de formação sólido, focado em desenvolver talentos desde a base, a abordagem saudita centra-se em comprar talentos por meio de um fluxo ininterrupto de petrodólares, pouco escrutinados e opacos. Enquanto Portugal e o Brasil, entre…

  • Rábô de péishe, Rábu di péixi ou Râb d’pêch?

    Rábô de péishe, Rábu di péixi ou Râb d’pêch?

    O acontecimento mudou para sempre o cotidiano (e a história) da população da ilha e, hoje, 22 anos depois, uma série do Netflix coloca-a nas bocas do mund

  • Gente de cá e de lá. Episódio 9. António Grassi (I)

    Gente de cá e de lá. Episódio 9. António Grassi (I)

    Antônio Grassi, ator, produtor cultural e ex-dirigente cultural no Brasil, atualmente residindo em Portugal, possui um currículo tão extenso que é difícil de abordar em poucas palavras. Foi diretor da Funarte, presidente do Inhotim, atuou em diversas peças de teatro, filmes e novelas, sendo reconhecido por suas contribuições artísticas. Além disso, é um pensador e…

  • Adeus José Pinho

    Adeus José Pinho

    O meu amigo José Pinho, fundador da Livraria de Fundos, sonhador da Ler Devagar, criador de 1000 sonhos e bibliotecas, morreu. Guardava em si o mesmo fascínio da Tabacaria de Pessoa: nele cabiam todos os sonhos do mundo.

  • Simply the best

    Simply the best

    Tina Turner deixa-nos  fisicamente – os nossos heróis estão mesmo a morrer — mas a sua mensagem de amor, respeito próprio e liberdade continuará a brilhar.

  • Casa da cidadania da língua

    Casa da cidadania da língua

    Imagina um lugar onde a cidadania é a tua língua. Vai ser em Coimbra

  • Gente de cá e de lá – Episódio 8 – Luís Faro Ramos

    Gente de cá e de lá – Episódio 8 – Luís Faro Ramos

    É preciso ver Brasil além do todo e entender melhor cada estado, diz embaixador português Luís Faro Ramos. Para ele as identidades subnacionais ajudam a compreender o país onde ainda diz, se sentir um principiante Em entrevista à coluna da Folha de S. Paulo, por ocasião da primeira cúpula Portugal-Brasil em sete anos, o embaixador…

  • Adeus Rita. Morituri te salutant

    Adeus Rita. Morituri te salutant

    Mas quando antes morriam de overdose e viviam demasiado depressa, hoje morrem de cancro como nós. Será que já não são imortais?